To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Wednesday 2 May 2012

O bom da vida é que não é uma comédia romântica


Ando a rever a série Hope & Faith, que já acabou há seis anos, e tenho vindo a constatar que nas séries de comédia sobre famílias há sempre uma personagem parva, incapaz e que só faz asneiras (neste caso é a irmã mais nova) e outra que é a única capaz de fazer as coisas andarem para a frente, séria e sem sentido de humor absolutamente nenhum (neste caso é a irmã mais velha, que coincide com a mãe/mulher da família).
Já em According to Jim, em Everybody loves Raymond e em Rules of Engagement há exatamente este esquema que, embora seja precisamente a dinâmica da coisa, me deixa um pouco revoltada. 
Primeiro porque na nossa sociedade cada vez menos há este fosso absurdo de capacidades e funções entre o homem e a mulher. Por outro lado, é assustador pensar que há mesmo quem considere que as mulheres casadas e mães de filhos têm de ser umas mal-humoradas que não conseguem rir-se do mais pequeno disparate e que perdem as estribeiras de cada vez que o marido deixa queimar o jantar.
Bem sei que estes são apenas cenários não idílicos e imaginários, mas é uma premissa patente em pelo menos estas quatro séries.
No final os casais são imensamente felizes e, à sua maneira, funcionam perfeitamente, mas se fosse eu a zangar-me com o mais pequeno detalhe, a nunca mostrar os dentes e a tratar o meu namorado como uma perfeita criança e ele a ser constantemente um pateta alegre, em permanentes esquemas para me mentir e que não chega, sequer, perto da cozinha, tenho sérias dúvidas de que o nosso final fosse igualmente feliz.

2 comments:

Mary said...

Pois... A vida não é exactamente uma série/filme! Contudo, o nosso imaginário, enquanto crianças/adolescentes, é bombardeado por esses exemplos que passam na TV. Refiro-me essencialmente da parte do "e foram felizes para sempre"! É que nem tudo acaba num "happy end" e se sim, há que "trabalhar" os nossos feitios e adaptá-los aos que nos rodeiam (e vice-versa), pois nem tudo na vida real é tão fácil de resolver como nas séries cómicas de TV.

Beijinhos e boas séries! ;)

anokas said...

São estereotipos que se criam e depois aparecem em todas as séries, se não fosse assim provavelmente não teriam tanta piada.