To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Tuesday 18 June 2013

We are family (II)


Quando andava na escola havia sempre aquela tendência e necessidade extrema de encontrar uma amiga que fosse melhor amiga e de quem fosse, também, a melhor amiga. Não sejamos hipócritas: não era a única. E esse era um patamar altíssimo do domínio das amizades, o título que qualquer pessoa queria merecer, porque ser amigo era fácil. Melhor amigo já não.
Entretanto fui-me apercebendo de que as amizades do colégio ou da escola não cresciam comigo ou eu não crescia com elas e deixei uma data de melhores amigas para trás à medida que me fui tornando na pessoa que sou hoje. Foi então que compreendi que quanto mais vida vivemos mais difícil é fazer amigos daqueles que ficam, que não viram costas nem dizem adeus de ano para ano porque se cansaram ou porque seguimos vidas diferentes, mas também percebi que muito melhor do que ter um montão de amigos e uma única melhor amiga é ter um pequeno grupo de melhores amigos, tal como o que eu tenho.
Bom é poder referir cada um dos meus melhores amigos e senti-los parte de mim, sentir cá dentro algo forte que não me deixa duvidar de que as amizades adultas são mais maduras, mesmo as que sobreviveram à infância e à adolescência, porque perduraram. E só nas amizades maduras é que sentimos plenamente orgulho dos nossos amigos, tentamos combater a tristeza deles e ficamos eufóricos com a alegria que os vemos viver.
Já não sou criança, mas ainda sabe bem ouvir as minhas melhores amigas referirem-se a mim como a melhor amiga delas, não porque ainda tenha aquela tendência ou necessidade extrema de poder ter alguém que me chame assim, mas porque é bom ter essa confirmação. É como um amo-te que os amigos não dizem, mas que os casais não se cansam de dizer.
Nem sempre sei expressar exatamente aquilo que sinto, porque costumo assumir que não é preciso. Não sou perita em escrever declarações nas redes sociais e, normalmente, o máximo que consigo é mandar uma mensagem comovida a dizer gosto de ti ou adoro-te. Mas hoje, ao ver as fotografias de um dia tão único e tão importante, não consegui deixar de sentir a vontade de voltar a ser criança e de dizer és uma das minhas melhores amigas. Com tudo o que isso significa.

1 comment:

Anonymous said...

Melhor texto escrito neste blog!!! Parabens!! F.