To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Sunday 30 September 2012

Primeiros passos nisto do casamento (7) - alianças


Parte da tarde de hoje foi dedicada à procura de alianças. Já tínhamos falado nelas, já tínhamos visto e experimentado a dos casais casados à nossa volta, já sabíamos que queríamos as duas idênticas e o mais simples possível, mas faltava o concreto.
Serviu esta experiência para descobrir que desde a entrada de Portugal na CEE começaram a comercializar-se por cá várias qualidades de ouro. Se até então só produzíamos a melhor das melhores, que, se não me engano, é de 19 quilates, a concorrência europeia obrigou-nos a tratar de igualar as qualidades inferiores. O aspeto é absolutamente igual, só o valor se altera. Aconselharam-nos, portanto, a comprar as alianças no melhor ouro porque era melhor para vender.
Ora, quem compra uma aliança de casamento tendo em mente a ideia de a vender? Pelo contrário, eu quero as menos valiosas, porque aqui o que vale é o simbolismo que representam. Para além disso, se uma aliança de 200€ for roubada, mais rapidamente substituo por uma igual do que por uma de 700€.
Embora nada tenha ficado decidido, porque é preciso ter em conta o tipo de ouro (amarelo brilhante ou baço, amarelo rosado brilhante ou baço, branco brilhante ou baço), o tipo de anel (redondo, amendoado, quadrado) e a espessura (normalmente entre um e três ou quatro milímetros), já ficámos com uma imagem mais exata daquilo que queremos e dos valores que irão rondar.
Assim que voltarmos a ter vontade, embrenhar-nos-emos numa saga similar.

2 comments:

Vespinha said...

Comprar alianças de casamento já a pensar em vender!? Isto de facto está bonito...

Mary said...

Eu escolhi a mais baratinha! Quero lá saber se tem menos quilates... não é isso que fará o casamento ser mais ou menos forte, ou mais ou menos duradouro... A nós o que nos realmente interessou foi a simplicidade e beleza das mesmas, que fossem confortáveis e discretas... basicamente que tivessem a nossa cara. Acho que fizemos a escolha certa! :)