To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Tuesday 23 April 2013

Saudades

Preciso de poder reviver um dia que seja da nossa curta vida juntas para lhe redescobrir as feições, as expressões e a voz, porque desta caixa de vidro embaciado pela minha respiração em que vivo vislumbro uma vida desfocada lá fora: ouço um som vago que se parece com música, mas não entendo a letra; vejo vultos que passam, mas não reconheço os rostos; percebo que o dia e a noite se sucedem numa cadência sem fim, mas não distingo as cores.
Preciso de poder voltar atrás, abraçá-la e dizer-lhe como gosto dela, porque quando se é criança não se dizem essas coisas. Não é preciso. Aliás, nem pensamos nelas, porque o tempo chega para tudo e um dia, quando quisermos, podemos dizer aquilo que queremos. Mas o tempo engana-nos e acaba sem aviso, porque se cansou, e rouba-nos tudo aquilo que queríamos prender a nós. E deixámos tudo por dizer.
Precisava de um vídeo que fosse, um álbum de fotografias que me mostrasse tudo aquilo que não me lembro dela.
Precisava de a ter aqui comigo, ao meu lado o tempo todo, para ser minha madrinha de casamento e ajudar-me a tomar todas as decisões que têm tido que ser tomadas. Mas não sei como ela era: seria sincera e diria a verdade, ou alinharia nas minhas escolhas para não me ofender? De que tipo de música gostaria: mais clássica e tradicional, ou moderna, para uma dança animada? Que tipo de vestido usaria: comprido de gala, ou mais curto, com uma saia rodada? Como teria agora o cabelo?
Precisava dela para ser madrinha da filha que um dia terei e que terá o nome que ela tinha, a quem vou cantar as canções que ela me ensinou, a quem vou mostrar como comíamos uma laranja apenas com um pequeno furinho para o sumo sair.
Precisava de conseguir lembrar-me mais do tempo em que ela andava por cá e de não sentir tanto a falta dela, para parar este aperto no coração que não deixa o ar passar.

No comments: