To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Thursday 11 July 2013

Traição: amor ou capricho

Ainda quanto ao tema traição, se algum dia tivesse de ser traída, preferia de longe ser trocada por uma relação a sério, um novo futuro para ele com alguém de quem gostasse mais do que gostava de mim. Não digo que ajudasse a ultrapassar a dor que, imagino, seria imensurável, mas, pelo menos, ajudava a racionalizar a troca que teria deitado por terra tudo o que houvesse entre nós. Contudo, sei que ele é da opinião de que se for para trair, ao menos que seja uma coisa de uma noite, sem importância, com um desconhecido, para que a relação tenha uma hipótese de se manter.
Alguém se manifesta?

5 comments:

Anonymous said...

Uma traicao e' sempre uma traicao. Mas afinal o que e' uma traicao? E' envolver-se ate que ponto com uma 3a pessoa?
Talvez se me fizesses essa pergunta ha uns anos atras, ter-te-ia dito que caso fosse traida numa noite queria ser a primeira pessoa a saber e que estava tudo acabado. No entanto com o passar do tempo vejo que as coisas nao sao assim tao lineares. Um caso de uma noite, e' uma traicao, sim nao deixa de o ser. No entanto, se o arrependimento do dia seguinte te fizer um exame de consciencia de tal modo que prometes a ti mesma que nunca mais iras repetir aquilo e de quem gostas mesmo e' da pessoa com quem tens uma relacao, para que contar? Para que' criar no outro elemento do casal um syndrome "fantasma" do "quando sera a proxima vez que isto ira acontecer?", uma desconfianca permanente, quando tu nao planeias nunca mais faze-lo e sabes que erraste? Eu pessoalmente nao contaria e preferia nao saber.Por outro lado, caso haja uma traicao continuada, uma relacao paralela que dure ha ja algum tempo, ai' sim quero ter conhecimento. Quero ser a primeira. Ai' trata-se de um caso ja premeditado em que a outra pessoa esta a alimentar dois "jogos" em simultaneo. Tudo isto claro e' facil de dizer na teoria. Sei que me custaria muito afastar-me de uma pessoa que ainda amo, mesmo sabendo que fui traida.Se conseguiria perdoar? Claro, se o amor fosse muito grande perdoaria, mas ai' voltamos ao cliche' do perdoar nao significa esquecer. E ai sim, por muito que me custasse teria de me afastar porque chegas ao ponto de nao te sentires bem contigo mesma e quem esta a traiar, es tu 'a tua consciencia, ao teu bem estar. Talvez exista muito mais de traicao num amor platonico de 20 anos do que numa relacao de uma noite com um desconhecido. Trair e'o que? e' uma relacao sexual? e' um beijo? E' um desejo escondido? e' casar com uma pessoa uma vida inteira, 50 anos e amar outra em segredo? O que para mim e' trair para ti pode nao ser. e vice versa.

A Espiga de Trigo said...

Claro que a linha que delimita a definição de traição é bastante ténue, como tu dizes, porque trair em pensamento também pode ser, por uns, considerado trair. E compreendo a tua visão da questão (acho que és demasiado compatível com o teu afilhado!) e eu própria não sei como reagiria de um lado ou de outro da coisa, mas há algo em que penso sempre: é que para além da quebra de uma promessa, também entra a componente da saúde. Eu, pelo menos, gostava de saber se houvesse alguma razão para fazer um teste de HIV ou de qualquer outra porcaria dessas. É só mais uma razão para preferir saber e preferir contar.

Anonymous said...

Sim tambem me lembrei das DST que podem afectar o mais importante: que e' mesmo a saude!
Mas nao quis entrar por ai'. Acho que nos tempos que correm as pessoas estao mais que informadas acerca desses perigos. Se nao se cuidam e ainda por cima poe em causa o bem-estar fisico do parceiro, entao isso ja nao e' traicao mas sim crime!

A Espiga de Trigo said...

Não sei se é bem crime, mas entendo a ideia.

Jude said...

Eu não sei, mas concordo um pouco com o primeiro comentário... Se a pessoa interioriza que não o voltará a fazer, penso que preferia não saber. Porque se vai estar a criar uma dúvida na outra pessoa que depois não tem razão de ser. E aí sim a relação ia sair prejudicada... Mas é um assunto muito sensível...