To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Thursday 18 July 2013

Lanche intemporal






















Quando era pequena, ainda com dentes de leite, não comia nada com açúcar. Aliás, até aos 10/11 anos, comia obrigada e sem vontade, demorava horas e horas para comer um singelo almoço que, por vezes, tinha de acabar ao lanche ou ao jantar e chegava a deitar pela sanita abaixo ou a pôr diretamente no lixo aquilo que conseguia sem que ninguém visse.
Com a adolescência adquiri o prazer da comida (tanto que cheguei a compensar o tempo perdido, mas adiante) e foi nessa altura que descobri, a sério o mundo das coisas doces e dos aperitivos de queijo. Passei a gostar de quase tudo e vivi aquela fase que muitos miúdos vivem: a do quanto mais gorduroso/açucarado, melhor.
Já não sei muito bem como, mas a certa altura o meu lanche ideal era um dos mais banais, mas perfeito, porque aliava o melhor dos dois mundos: pão branco com manteiga e um copo de leite achocolatado. Molhava o pão no leite quase até se desfazer, apreciava o leite a fugir da gordura da manteiga e a alojar-se na massa fofa e farinhenta e comia com imenso prazer.
Mas quando ia a casa da minha avó paterna, havia uma coisa que comia sempre e só lá e que consistia muito simplesmente num iogurte de morango com açúcar. Deitava uma colher de açúcar, misturava muito levemente para não deixar de sentir os grãos e mastigava a mistura como se fosse a grande maravilha culinária. Quando o açúcar se dissolvia completamente, deitava mais uma colher e assim sucessivamente até acabar o iogurte.
Curiosamente, passei anos sem comer esta última mistalgada e quando voltei a fazê-lo, há não muito tempo, achei das coisas mais intragáveis de sempre.
Já o pão com manteiga empurrado com uma caneca de leite achocolatado frio mantem-se como um dos lanches mais confortáveis de sempre.

2 comments:

Xs said...

Sabes que eu sou o contrário!
Tanto o pão que referes aí com manteiga e o leite, detesto porque detesto manteiga e detesto molhar o pão no leite.
Os aperitivos também não gosto, e o açúcar no iogurte, lembro-me de ter experimentado uma ou duas vezes e também não ter gostado.
Para mim, o lanche ideal é fruta e iogurte misturado com cereais. Um espetáculo!
Não sou muito adepta de pão, e é raro comer.
Quando como, tenho que o torrar.
Para compensar, como tostas integrais. As mais saborosas.
Com queijo e um como de sumo de laranja natural... aiii! É do melhor! :)

A Espiga de Trigo said...

Talvez não me tenha expresso bem: este lanche que aqui descrevo é aquele mais confortável, que me faz voltar à infância, mas que nunca como, porque agora prefiro coisas mais saudáveis, como a dita fruta e iogurte, ou só mesmo iogurte.
Tostas são uma coisa que não me agrada muito, talvez por serem secas, não sei, mas qualquer coisa com queijo é boa :)