To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Thursday 19 January 2012

O sorriso depois das lágrimas

Quando uma pessoa está mal porque sofreu um desgosto amoroso, porque lhe morreu alguém ou por outros dissabores da vida, deve dar-se a oportunidade de ter um tempo para se sentir triste, para chorar, para maldizer quem ou o que lhe provocou tamanha mágoa. Deve dedicar um tempo a sentir-se miserável, a ter pena de si mesma e a ignorar os outros, focando-se nas suas lágrimas.

Mas deve deixar e aceitar que esse período de luto vai terminar, eventualmente, e tratar de seguir em frente e ser feliz. Sim, é muito mais fácil dizer do que fazer, mas só com uma atitude positiva é que o ritmo da vida vai voltar a arrancar, embora lentamente, até se aproximar daquilo que era antes. Uma perda traz sempre uma mudança inerente em cada um, mas temos de saber encarar-nos depois dela. Não vale a pena fazer o contrário, entrando numa negação profunda, rindo às gargalhadas e indo dançar todas as noites, e, passados uns tempos, quando a ficha cair, deprimir durante meses a fio. É inútil prendermo-nos indefinidamente à trizteza e ao luto.
Quase tudo tem um tempo e um prazo de validade. Se já há alguma coisa que nos deita para baixo, não acho que seja suposto deixarmos que esse único elemento tome conta de nós e do nosso futuro, arrancando-nos para sempre o sorriso da cara, calando as nossas palavras simpáticas e bem-humoradas e desenhando lágrimas perpétuas nas rugas dos nossos rostos.
É preciso saber ser feliz, mesmo depois de o nosso mundo desabar.


2 comments:

Anonymous said...

Concordo que o luto não deve ser adiado nem camuflado, ou demora ainda mais a chegar à fase de aceitação e seguir em frente, mas por vezes é mesmo muito difícil conseguir fazer outra coisa que não seja meter a cabeça na areia! E só pode ter a certeza disto quem já passou por uma grande perda, daquelas de levar à loucura!
MaryEmme

Mary said...

Gostei deste texto! :)