To read any post in English, click on Read more.

In other words...

Monday 9 September 2013

Confissão


Sou uma leitora de spoilers. Pronto, assim mesmo, confessei-me, sem vergonha, sem remorsos, sem pré-aviso. Tudo começou há muito tempo atrás, numa vaga memória que se me escapa, quando iniciei este meu vício por livros. Um dia, quando dei conta, tinha adquirido um hábito que ainda hoje me acompanha: o de ler o último parágrafo dos livros que leio, após ter lido aí umas três a cinco páginas.
Não se irritem comigo, não iniciem uma petição contra esta minha mania. Ao ler o final do livro mesmo no início, quando ainda não estou familiarizada com as personagens, graças à memória de peixe que me calhou na sorte, tenho a certeza - e ainda não em enganei - de que quando chegar, efetivamente, ao final, ele vai surpreender-me. Então porque faço isto? Em primeiro lugar, já vou preparada para um final feliz ou para um final triste, consoante aquilo que ler. Em segundo lugar, preciso de saber se o interesse se vai manter do princípio ao fim, se vai aumentar ou se vai esmorecer, para poder decidir se continuo a ler o livro ou não.
Acontece que esta minha prática se estendeu, inevitavelmente, às séries que vejo. O que mais me custa é, numa série como Prison Break, por exemplo, ficar até ao episódio X na expectativa, sem saber se a personagem de que gosto vai viver ou, pelo contrário, vai desaparecer da história. Assim, entro nos fóruns de discussão do IMDB e já fico a saber com o que contar. Não vejo um único concurso (americano) sem ir ver quem foi o concorrente que ganhou, para não torcer pela pessoa errada.
E, ainda assim, leio e vejo com gosto, sem me sentir atraiçoada pela minha própria curiosidade.

No comments: